"As exportações de Cachoeirinha caíram 7,5% aproximadamente em 2013, em relação ao ano anterior. Segundo resultados apurados através de pesquisas sobre Cachoeirinha, o cenário recente do comércio exterior municipal apresenta-se muito mais parecido com o contexto nacional que estadual. O Estado teve um crescimento de cerca de 46% em suas vendas externas, enquanto o Brasil praticamente ficou no empate, e Cachoeirinha, no prejuízo. As exportações de produtos manufaturados de fumo, uma das atividades marcantes do Município, caíram quase 30% no período. No sentido contrário, entretanto, as importações municipais..."

"As expectativas estão "à flor da pele". Neste momento, seria possível, talvez, traduzir a sensibilidade de investidores e analistas dessa forma, de modo que tal sensação realça a distinção existente entre economia real e financeira: "sentimentalismo técnico". O ápice do efeito "Dilma", abordado na última edição, chegou. O reflexo de um contexto volátil e hipersensível do ponto de vista financeiro não deixa nem investidores, nem analistas tranquilos. Você pode saber o que fazer e mesmo assim perder dinheiro, se não fizer rápido o suficiente. Mais um pensamento interessante para aqueles que estão acostumados com o contexto do mercado de investimentos..."

"O mercado têm razões que a própria razão desconhece". Esta é uma frase que poderia ilustrar bem as circunstâncias atuais. Volatilidade e eleições, o que há de comum entre estes dois aspectos. Se correlacionássemos ambos neste momento talvez pudéssemos chegar a conclusão de que as eleições fazem bem para os investimentos. Isso é possível? Tal associação não deve, certamente, ser simplória, de modo que examinar os fatores de influência a partir do contexto é fundamental para que se entenda melhor os últimos acontecimentos. É razoável que muitos mecanismos ou processos de decisão de investimentos não contemplem, por exemplo..."